quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EM NOME DE DEUS.

A religião é um bom argumento para tudo. Em nome de Deus nada é impossível. Como a fé é uma crença sem evidência, pouco importa a sobriedade do seu discurso. Se um homem-bomba acredita que morrer como mártir garante uma estadia eterna em uma parte especialmente maravilhosa do Paraíso, onde haverão setenta e duas virgens esperando por ele, não se trata de um completo absurdo para a religião, mas de uma visão perfeitamente plausível caso se queira arregimentar devotos para uma determinada crença. Se George W. Bush disse que invadiu o Iraque porque Deus lhe falou para fazer isso, milhares de pessoas acreditaram ou ao menos respeitaram as suas palavras, mesmo que elas desabem ao menor respingo de racionalidade.

A família da antiguidade grego-romana, por exemplo, acreditava que deveria cultuar seus mortos. Muitas casas tinham túmulos no seu interior, onde em determinados períodos do ano eram feitas oferendas aos mortos através de um pequeno buraco que chegava até seus corpos. Essas oferendas iam dos vinhos aos sacrifícios humanos, já que se um homem tinha muitos escravos em vida, era natural que necessitasse desses mesmos escravos depois de morto, o que provocava o assassinato de centenas de pessoas em certas datas festivas.

O povo fang, de Camarões, acredita que as bruxas têm um órgão interno extra, parecido com um animal, que sai voando à noite com o único intuito de arrasar as plantações ou envenenar o sangue das pessoas. Também crê que essas bruxas às vezes se reúnem em enormes banquetes para devorar suas vítimas e planejar seus ataques futuros, de modo que se alguém duvidar dessa crença, sempre haverá uma pessoa que dirá que o amigo de um amigo viu uma bruxa sobrevoando um vilarejo numa folha de bananeira enquanto lançava raios mágicos contra suas vítimas inocentes.

Na Melanésia e na Nova Guiné, os ilhéus perceberam que os brancos que utilizavam aquelas coisas estranhas e maravilhosas nunca fabricavam eles mesmos essas coisas. Ao contrário, essas coisas sempre vinham nas cargas dos navios e, mais tarde, dos aviões. Além disso, quando alguma coisa precisava de conserto, jamais viam um branco trabalhar nesse conserto, sendo que esse item era imediatamente enviado para algum local desconhecido seja por navio ou por avião. Para os nativos, então, a carga tinha que ter uma origem sobrenatural, de onde surgiram os chamados “cultos à carga” que se espalharam por diversas ilhas do Pacífico Sul.

Entre os cristãos normais, existe a crença de que certa vez um homem nasceu de uma mãe virgem, sem nenhum pai biológico envolvido. Esse mesmo homem sem pai chamou a um amigo chamado Lázaro, que estava morto havia tempo bastante para cheirar mal, e Lázaro imediatamente voltou à vida, sem contar que o próprio homem sem pai voltou à vida depois de ficar três dias morto e enterrado. Os cristãos normais acreditam também que se você murmurar coisas dentro da sua cabeça, o homem sem pai, e seu “pai”, que é ele mesmo, ouvirá seus pensamentos e pode tomar as devidas providências em relação a isso. Se você fizer uma coisa ruim ou alguma coisa muito boa, o mesmo homem sem pai tudo vê ainda que ninguém mais veja, considerando-se que o “pai” do homem sem pai que, como já disse, é ele mesmo, é capaz de ouvir simultaneamente os pensamentos de todas as pessoas do mundo. No mesmo sentido, os cristãos normais crêem que o pão e o vinho abençoados por um padre, que precisa necessariamente ter testículos, transformam-se no corpo e no sangue do homem sem pai – sem falar na crença de que a mãe virgem do homem sem pai nunca morreu, mas foi transportada corporeamente para o Céu.

Pelo pouco que foi dito, pode-se nitidamente notar que as religiões simplesmente proclamam que existem coisas estranhas que não nos cabe compreender. Fiéis virtuosos que conseguem acreditar em uma coisa absolutamente absurda, que contrarie todas as evidências e se mostre completamente insustentável e irracional, são vistos pelas religiões como pessoas que terão garantidas suas recompensas em algum lugar que não se sabe dizer qual é, mas que, segundo elas, realmente existe. Quanto mais cega for a crença e quanto mais ela desafiar as evidências, mais virtuosa e “boa” é a pessoa. Lutero estava certo: “quem quiser ser Cristão deve arrancar a razão dos seus olhos” – e sua frase não vale só para os cristãos.

O pior disso tudo é que temos a tendência a um respeito automático e sem questionamentos a qualquer crença. Somos completamente covardes quando se trata de religião. Defender que o chá de “ayahuasca” faz parte de um determinado conjunto de fé, é algo perfeitamente plausível. Mas argumentar que os doentes terminais teriam direito a utilizar maconha para aliviar sua dor, ainda está distante de ser aceitável. Alguns podem dizer que a religião faz bem às pessoas, fornece-lhes explicações, conforto nas horas difíceis, e que por isso deve ser respeitada sem qualquer ar duvidoso em todas as situações. Mas como já falou George Barnard Shaw, “o fato de um crente ser mais feliz que um cético não quer dizer muito mais que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio”.

P.S.: E 2011 permanece sendo um ano de letra miúda. Mistérios da internet.

4 comentários:

  1. No fundo todas as religiões são formas de realismo fantástico. Seria ótimo se fossem mantidas no nível imaginativo. O problema são as consequências que essas "histórias criativas" trazem pra vida "real". Somos governados por uma ficção que teima em sair dos livros. (comentário fraquinho esse... Mas é que com esse calor, nem pra comentar eu sirvo...hehehe!)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Várias guerras já foram travadas em nome de Deus. A únic coisa que não foi descoberta é que tipo de Deus é esse. Deus da Morte? Deus da Justiça?

    A religião nada mais é que uma trava na mente das pessoas, e quando destravada sabe-se-lá o que pode vir pela frente.

    Somos como os animais, agimos pelo instinto e pelas coisas que acreditamos.

    É uma pena que as religiões não respeitam aquelas pessoas, que preferem o agnosticismo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo, que bom encontrar o teu blog, gosto de assuntos que me façam pensar.

    Sempre me vi curiosa em meio as religiões que movem o mundo, existem coisas boas e ridículas em muitas delas, aprendi no em tando de que seja como for, é preciso deixar que a mente do homem sonhe com esperanças sobre naturais que irão alça-lo das dores e do sofrimento.

    Eu creio muito em Deus, ele é para mim como uma pessoa muito poderosa, embora não possa vê-lo, sei que está sempre aqui pertinho.

    Amei o blog, passo a segui-lo

    Abraços e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Permita-me discordar de algumas coisas que voce fala, Eduardo. Primeiramente, quero dizer que não sou perfeito, assim como tenho predicados e que não sou melhor e pior que ninguém. Em segundo lugar, professo e pratico uma religião cristão há mais de 25 anos, e encontrei-me verdadeiramente nela, por seguir estritamente os preceitos ensinados por Jesus Cristo, esse a quem chamas de "homem sem pai", o que evidentemente não é a verdade. Falta-lhe conhecimento ou voce nunce leu alguns versículos da Bíblia, o livro que a maioria cristã segue no mundo inteiro. Comc erteza, Eduardo, não é por falta de conhecimento ou mesmo inteligência, porque voce é uma pessoa culta, letrada, seus textos afloram esses teus predicados, contudo não posso me calar ante essas coisas que diz aqui.
    Jesus Cristo, o Filho de Deus, verdadeiramente, nasceu de uma mãe mortal e possui um Pai Celestial, que é Deus, o Pai. Embora Ele prórpio não tenho descido à terra e coabitado ou tenha tido relações físicas com Maria, sua mãe terrena, ainda assim, pelo poder do Espírito Santo, Maria concebeu Jesus, tendo Ele (Cristo) uma mãe terrena e um Pai Celestial, que é Deus. José apenas era um homem que havia escolhido Maria como esposa, tornando-se seu "pai" terreno, embora Cristo soubesse que Deus, o Pai, era seu verdadeiro pai, mas assim mesmo respeitou José, embora os relatos na escritura sejam escassos ou inexistentes. Muitos infelizmente não conhecem a verdadeira religião que professam ou mesmo a essência do evangelho, que é o amor à Deus e ao próximo. Caso seguissem essas coisas, verdadeiramente este mundo seria bem melhor do que é. No entanto, a arrogância, a prepotência, a hipocrisia, a corrupção vicejam e prevalecem, mas a certeza de que um dia, tudo isso terá fim, é o que traz conforto aos verdadeiros crentes na palavra de Deus. Não sou fanático Eduardo. A Inteligência, e ela sempre existiu, inspirando milahres de pessoas, seja para o bem seja para o mal, pois as armas, os crimes, as guerras evidenciam essas coisas, de outro lado, a Medicina, as Artes, são o outro lado dessa Inteligência, para o bem. Cristo jamais obrigaria qualquer pessoa a segui-Lo. Mas, convidaria a todos a orar e a buscar a Verdade por si mesmos, até que chegassem a verdadeira liberdade, pois a Verdade liberta, como ensinou Ele. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que virão. Como se pode dizer que a fé é algo em que não há evidência?! Há evidência sim! Porque se voce tem fé, crê que as coisas ocorrerão, porque voce sente em seu íntimo que tal se dará e passa a agir de acordo com essa fé. E agora: a fé sem obras é morta. Não adianta ninguém dizer que acredita em Deus e ficar de braços cruzados. A fé sem obras, é morta, como diz o Apóstolo Tiago. Assim que, aceito a Ciência, os estudos, as pesquisas médicas e científicas, mas não posso aceitar que o homem descenda dos macacos. Semelhança não quer dizer idêntico, igual. Há diferenças gritantes, fisiológicas e estruturais, além de bioquímica. Na minha simples visão, a religião quando seriamente seguida, sem subterfúgios, rodeios e hipocrisia, serve aos seus fins, quais sejam: o de elevar o homem espiritualmente, torná-lo mais manso e submisso ao Espírito Santo, fazer com que seja mais humilde sem ser vassalo, sem agredir ninguém, sem ser fanático, e curar muitos males. Portanto, desculpe minhas colocações, mas não posso calar-me ante suas colocações, embora respeite suas opiniões. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Quem tem olhos para enxergar, veja. Esse foi o convite do Mestre Jesus a todos. Abs.

    ResponderExcluir