quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Desintitulado nº 4.

A democracia é o mais belo dos sistemas políticos. Por isso é também o mais sacana. Baseia-se em uma pretensão de objetividade completamente falsa. A política, por outro lado, serve para deixar o povo alarmado, clamando por segurança. É o leão-de-chácara do bordel. Isso prova que é impossível ser democrata sendo sinceramente democrata.

3 comentários:

  1. Concordo, que a democracia seja um dos mais belos sistemas políticos. Pena que, como os mortais, a democracia dependa da vontade dos homens de bem, para a sua plena efetividade e eficácia. Não acredito em democracia feita por uns poucos, por uma troika dominante. Infelizmente, sempre foi assim na história da Humanidade, o uso indevido e profano da democracia pela aristocracia. Não existe um autêntico e genuíno democrata, na essência da palavra. Existem arremedos democráticos, pois quando se fala em grupos humanos, povo, seja o que for, existirão interesses corporativos, o "esprit du corps", pondo fim ao interesse de todos. Mas, como se diz por aí, ruim com ela, pior sem ela. Vale à pena perseguir a democracia, até que ela se canse de nós, e nós, desaprendamos como fazê-la.

    ResponderExcluir
  2. Já eu acredito na Cracia do Demo. O cristão aí de cima diz que a “democracia dependa da vontade dos homens de bem”. Com certeza ele deve se incluir nessa fatia da humanidade. O problema das fatias é justamente esse: todos fazem parte dela ao mesmo tempo que ninguém faz parte de coisa alguma. Depois de dizer que a democracia depende da vontade dos homens de bem, ele diz não acreditar na democracia feito por “uns poucos”. Meio incongruente, não? (nem vou entrar no mérito do que seria um “homem de bem” pra não me alongar...)

    ResponderExcluir
  3. É só pra registrar que eu tô por aqui.
    Lendo.
    Sempre lendo...
    Só ainda não interagi.
    Justamente porque gosto de política. Gosto demais. Defino postura, assumo sem problema, mudo, se achar que é o melhor...

    Esse período é fértil pra essas discussões: democráticas, livres e sem censura...rs

    Bom vê-lo por aqui de volta. E eu estou sim, de olho em tudo...
    ;-)
    Até (bem) breve!

    Moni

    ResponderExcluir